Colégios recebem primeiras cartilhas do programa Agepar na Escola 23/04/2025 - 16:52

Nesta quarta-feira, 23, foram entregues as primeiras cartilhas do programa Agepar na Escola. A instituição de ensino que recebeu os primeiros exemplares foi o Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba. A entrega foi feita pelo diretor de fiscalização e qualidade dos serviços da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), Sérgio Cequinel.

Na oportunidade, os servidores da agência foram recepcionados pela diretora da escola, Wilma Fontana Álvares, a professora responsável pelo projeto, Sandra Furtado e alunos, Enzo (11 anos), Isabella (11 anos) e Luiza (10 anos).

Segundo Cequinel, “foi um momento ímpar. Fomos recepcionados de forma muito carinhosa e afetiva por todos. Conversando com os professores e alunos podemos perceber que todos estão ansiosos e inspirados parar participar deste programa. Tenho certeza que será um grande aprendizado e nosso maior objetivo será alcançado”, destacou.

Já a diretora Wilma ressaltou o que espera do projeto Agepar na Escola. “A expectativa é que realmente os estudantes tenham essa visão da educação ambiental e sua importância. Será um conteúdo que ajudará eles a pensarem a partir deste olhar de protagonista, na mudança que eles podem fazer na comunidade e respectivamente em suas vidas. Desta forma, poderão ajudar não só a sua geração, mas também as próximas”, finalizou.

Além do Colégio Estadual João Bettega, a Escola Estadual Aline Picheth, o Colégio Estadual do Paraná e o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira já receberam as cartilhas. Nos próximos dias, todos as demais instituições participantes receberão seus materiais.

Agepar na Escola

O programa Agepar na Escola ocorre em parceria com a SEED/PR. O projeto busca, por meio da educação sobre sustentabilidade ambiental, econômica e social, aos alunos da 6ª série da rede estadual, aproximar a agência da comunidade. Neste piloto, 43 escolas do Núcleo Regional de Curitiba e o Colégio Guatupê, em São José dos Pinhais, foram os escolhidos.

Com o lançamento do programa, os professores vão realizar um curso de formação em formato EAD, gravado pelos especialistas em regulação da Agepar, para ficarem capacitados sobre o assunto. Ao todo serão 3 módulos, sendo neste primeiro o tema: Água: Abastecimento e esgotamento sanitário. Participarão do projeto piloto 4.960 alunos das 43 escolas indicadas pela SEED e mais 251 do Colégio do Guatupê.