Agepar homologa 3ª RTP do serviço de água e esgoto prestado pela Sanepar 16/04/2025 - 12:14
Nesta terça-feira (15), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a 3ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de saneamento básico do Paraná para o ciclo tarifário de 2025-2028 (que vai de 17/05/2025 até 16/05/2029). O estudo, iniciado em maio de 2024, abrange análise detalhada dos custos e investimentos da Sanepar, projeções de mercado, elevação do percentual da população atendida, entre outros elementos, para chegar a uma nova tarifa de equilíbrio.
Com isso, a partir de 17 de maio, a tarifa do saneamento básico no Estado sofrerá uma variação de 3,7753% para esse ciclo tarifário. O aumento é inferior a inflação e é resultado dos cálculos da 3ª. RTP que estabelecem a remuneração para a Sanepar em face de seus custos e investimentos previstos.
Para a definição do índice, a equipe técnica levou também em consideração as contribuições apresentadas em audiência e consulta pública. A tabela com os novos valores, referentes a cada segmento e faixa de consumo, será publicada em Diário Oficial.
Segundo Adalto Acir Althaus Junior, chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Diretoria de Regulação Econômica da Agepar, “essa 3ª revisão tarifária reúne estudos de cunho econômico e financeiro. Com esses dados foi calculada a tarifa que gera remuneração para a companhia referente a esses custos e investimentos. Hoje o atendimento de água é quase universal, pois praticamente todas as pessoas atendidas pela Sanepar têm acesso à água tratada. Porém a área de coleta e tratamento de esgoto ainda precisa crescer um pouco mais, mesmo sendo uma das melhores do Brasil”, finalizou
Investimentos
Para chegar na nova tarifa, a 3ª RTP levou em consideração um ponto importante: Investimentos. Incluso neste relatório final, do plano da Sanepar foram considerados pela Agepar cerca de 6,8 bilhões de reais entre 2025 e 2028, focando nas metas da universalização de água tratada e principalmente na elevação do percentual da população atendida pela coleta e tratamento de esgoto. A Sanepar trata 100% do esgoto coletado, e embora já possua uma das melhores cobertura do país, ainda precisa ampliar a quantidade de esgoto coletado e consequentemente tratado.
Participação popular
Ao longo de todo o processo da RTP, a população pôde participar ativamente dos estudos realizados pela equipe técnica da Agepar, por meio de consulta e audiência pública, onde foram recebidas contribuições, que auxiliaram a equipe técnica da Agência a encontrar a melhor proposta de Revisão Tarifária para o serviço de saneamento básico.