AGEPAR firma acordo de cooperação técnica com a ARTESP e regulamenta a tecnologia de pagamento eletrônico de pedágio com a frequência de 915 MHz 27/10/2014 - 11:40
A AGEPAR - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná assinou acordo de cooperação técnica com a – ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo - que permitirá a troca de informações e compartilhamento de tecnologia para sistemas de arrecadação automática de pedágio. Os estudos de viabilização para a implantação do sistema da tecnologia de cobrança de pedágio eletrônica com a frequência de 915 MHz, na malha rodoviária paranaense já foram concluídos. Esta tecnologia já é utilizada nas vias paulistas e está em implantação nas rodovias federais da ANTT. Isso significa que, em breve, com um único equipamento (tag) de identificação veicular, o motorista poderá passar nas cabines automáticas de pedágio tanto nas rodovias federais, estaduais paulistas quanto nas paranaenses.
A unificação das tecnologias tornará as viagens mais rápidas e mais seguras, aumentará a mobilidade dos veículos, reduzirá custos operacionais e cooperará na diminuição da emissão de gases poluentes. Nas rodovias paulistas, 57% dos pagamentos de pedágio já são feitos de forma eletrônica, e no Paraná este número chega a 34%.
A regulamentação da utilização desta nova tecnologia permitirá também a abertura do mercado dos serviços de cobrança automática no Paraná. Em São Paulo, antes da utilização dos tags de 915 MHZ, os motoristas contavam com apenas uma operadora, atualmente já são quatro empresas e com isso os custos de adesão e mensalidade foram reduzidos ou extintos em alguns planos de serviço oferecidos. As quatro operadoras autorizadas no Estado de São Paulo (Sem Parar, Dbtrans, Conectcar e Move Mais) oferecem nove planos entre pós e pré pagos.
Com o acordo de cooperação técnica, as inovações desenvolvidas pela ARTESP e pela Secretaria de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo passam a ser compartilhadas também com a AGEPAR, além da ANTT.